fbpx

Kontas Contabilidade

Missão, visão e valores

É comum observarmos companhias tratando suas declarações da missão, visão e valores como meras frases decorativas nas paredes de entrada da empresa, perdendo totalmente seu objetivo e força entre os colaboradores. Mas neste texto iremos mostrar o quão importante são e a força existindo em apenas três palavras.

Missão, visão e valores, o que é?

Como disse acima, missão, visão e valores são conceitos estratégicos que conferem a identidade de uma empresa. Na prática, eles podem ser entendidos como um conjunto de diretrizes fundamentais para todo o planejamento da organização.

Cada um destes termos possui uma série de características e normas, que irão servir como base para orientar a empresa a alcançar os objetivos e metas desejados. Além disso, normalmente, são definidos logo no início quando a organização é criada.

Segundo um guia publicado pelo Sebrae, toda empresa deve se preocupar em estabelecer essas diretrizes independentes de seu porte, visto que eles trarão diversos benefícios que irão desde ajudar na integração das operações, até na elaboração das estratégias organizacionais e a aumentar a motivação das equipes.

Vou explicar melhor a importância destes conceitos daqui a pouco, mas antes, vamos entender melhor cada um destes termos separadamente, além de ver exemplos de missões, visões e valores de grandes empresas.

  1. Missão

A missão de uma empresa nada mais é do que seu propósito fundamental, sua finalidade de existência, ou de forma mais simples, o porquê foi criada.

De acordo com Peter Drucker, considerado como o “pai” da administração moderna, o que realmente define uma empresa é sua missão, sua razão de existir, e não apenas seu nome ou o produto que oferece. Quando bem definida, consegue tornar as metas mais claras, realistas e possíveis de serem atingidas.

Muitos profissionais a associam como um DNA, visto que sua grande finalidade é definir a identidade da organização, e pelo fato de que não costuma mudar com o passar do tempo.

Dessa forma, podemos dizer que seu principal objetivo é servir para inspiração e motivação para as equipes, fazendo com que todos os colaboradores trabalhem em conjunto em prol da organização e das metas desejadas.

Veja a seguir alguns exemplos de missões de grandes organizações:

  • Coca-Cola: Refrescar o mundo (em corpo, mente e espírito), inspirar momentos de otimismo (através de suas marcas e ações) e criar valor e fazer a diferença (onde estiver e em tudo o que fizer).

  • Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. 

  • Apple: Trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo, com inovação em hardware, software e ofertas de internet.

  • Disney: Alegrar as pessoas.

Por mais que seja um conceito simples, é muito comum ver empresas que possuem dificuldades em defini-lo. Mas não se preocupe, pois, irei ajudá-lo nesta tarefa daqui a pouco. Agora, vamos continuar com o segundo termo.

  1. Visão

O conceito de visão representa um estado futuro para a empresa, ou seja, onde ela deseja chegar e o que almeja conquistar.

Ao contrário do termo anterior, a visão é definida por um tempo pré-determinado, podendo mudar ao longo do tempo. Isso acontece, pois, conforme a empresa for crescendo e se desenvolvendo, novos objetivos podem surgir e serem desejados para que se destaque ainda mais no mercado.

Ela é vista como um motivador no mundo corporativo, pois é a partir de sua definição que a empresa conseguirá elaborar as melhores estratégias para conquistar as metas estabelecidas.

Aqui, é muito comum ver empresas que definem um determinado período para que esses objetivos sejam alcançados, o que pode ajudar e muito no acompanhamento do desenvolvimento das tarefas de cada setor, e para analisar o que pode ser feito para melhorar esse processo.

Vamos ver na prática a visão das empresas que mencionei anteriormente:

  • Coca-Cola: Atuar como base para o seu “roteiro de atividades”, e orientar todos os aspectos de seu negócio, descrevendo o que deve conquistar para continuar com um crescimento sustentável e de qualidade.

  • Nike: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.

  • Apple: Proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.

  • Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

 

  1. Valores

Por fim, os valores também são conhecidos por serem os princípios da organização, suas crenças, que ditarão a maneira em que ela irá se comportar para cumprir com as metas.

Esses valores também servem como um guia interno, definindo a conduta que será exigida dos colaboradores através de um conjunto de regras que deve ser compartilhado com todos os funcionários. Seu objetivo é identificar se os trabalhadores concordam com as normas comportamentais exigidas para o dia a dia.

Confira os valores das organizações:

  • Coca-Cola: Inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.

  • Nike: Empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público.

  • Apple: Acessibilidade; inovação; qualidade; excelência; responsabilidade social e ambiental.

  • Disney: não ceticismo; criatividade; sonhos; imaginação; atenção fanática aos detalhes; preservação e controle da magia Disney.

Definir cada um destes conceitos não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante para o funcionamento do seu negócio.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores organizacionais?

Entendemos então, que a definição de Missão, Visão e Valores de uma empresa é fundamental na cultura organizacional. Além de orientar o caminho correto a ser seguido pela empresa, também auxilia no planejamento dos objetivos a serem alcançados e na mensuração dos resultados.

Estabelecer esses tópicos está completamente atrelada à administração estratégica e devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Da mesma forma, as avaliações frequentes devem ser feitas para saber se a empresa está seguindo a estratégia definida através desses fundamentos.

Enfim, pode parecer trivial, mas a missão, visão e valores são fatores básicos para alinhar toda a companhia por um propósito e elevar crescimento organizacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you for your upload

Abrir Chat
Fale Agora Mesmo Com nossa Consultora
Kontas Contabilidade
Olá, já viu nossos benefícios especiais desse mês?

Abertura de Empresa 100% Gratuita