CNPJ PARA SOCIAL MEDIA

Trabalhar como Social Media é uma opção muito interessante para quem quer ganhar dinheiro com a internet, diante disso, surge a dúvida como abrir CNPJ para Social Media?
O fato é que, independente da profissão, seja ela tradicional ou nova, deve ser regularizada para ficar em dia com as exigências da lei.
No entanto, por se tratar de um tipo inédito de profissão, existem muitas dúvidas acerca de como fazer para regularizar o profissional de Social Media. Vamos conversar sobre isso.
O que faz um profissional de Social Media?
Social media quer dizer mídia social. Ou seja, canais de comunicação digital por onde acontecem interações, colaboração e compartilhamento de conteúdo.
São apenas plataformas que funcionam como repositórios de conteúdos que precisam da interação humana para ganhar vida, exatamente pelo mesmo motivo, se tornaram canais poderosos para que as empresas alcancem um público mais qualificado; e assim, aumentem a percepção de marca com autoridade e conquistem sucesso entre os clientes.
Com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão. O profissional de social media é responsável por ativar esses canais para pessoas públicas, empresas ou até mesmo projetos pessoais; é ele quem planeja e cria conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais, também publica dentro dessas plataformas, interage com outros usuários, analisa resultados e faz tudo acontecer; então, atualiza, monitora e cria conteúdo relevante. Ou seja, que desperte interesse para o público a ser atingido e gere engajamento.
Em outras palavras, o que faz um profissional de social media bem-sucedido é a sua facilidade para conectar empresas a pessoas. Muita gente ouve falar sobre a profissão de social media e pensa que, para ter sucesso nela, basta navegar pelas redes sociais o dia todo, mas como você pode ver, vai bem além de ser um heavy user; requer ainda, que esteja sempre atualizado sobre as novidades nas redes sociais e tendências de mercado.
Social Media pode ser MEI?
Uma das primeiras dúvidas que surgem de quem trabalha ou quer trabalhar nessa área, diz respeito a possibilidade do Social Media atuar como MEI.
O MEI (Microempreendedor Individual) é um dos tipos mais vantajosos de pessoa jurídica que há no Brasil, pois a cobrança de impostos é reduzida e há pouca burocracia.
Apenas para exemplificar, um MEI não tem obrigação nem de emitir nota fiscal quando vende ou presta serviços para pessoas físicas, por mais recomendado que isso seja.
Entretanto, esse tipo de empresa tem as suas limitações:
- Faturamento máximo anual de 81 mil reais;
- Só pode ter um funcionário registrado;
- Não pode ser sócio de outras empresas;
- É proibido para profissões regulamentadas.
No entanto, apesar das vantagens, Social Media não pode ser MEI, pois as atividades de marketing não estão entre aquelas permitidas para esse tipo de empresa.
TIPOS DE EMPRESA QUE UM SOCIAL MEDIA PODE SE ENCAIXAR
Existe varias classificações das empresas, podem ser classificadas pelo: porte da empresa, natureza jurídica e o regime tributário. Quanto ao porte ela pode ser uma ME (microempresa) que o faturamento pode ser até 360 mil por ano e EPP (Empresa de Pequeno Porte) pode faturar até 4,8 milhões por ano, acima disso você não está mais enquadrado nem como MEI, nem EPP.Quanto a Natureza Jurídica os Principais são:
O Social Media por ser Empresário individual — Como o próprio nome diz é uma empresa formada por apenas uma pessoa, com responsabilidade Ilimitada que significa que o patrimônio da pessoa física pode chegar a responder pela pessoa jurídica em dívidas;
O Social Media pode ser Sociedade Limitada — Empresa que pode ser formada por um ou mais sócios, responsabilidade limitada do capital social conforme as cotas de cada um.
O Social Media pode ser Sociedade Unipessoal Ltda. (SLU) — É a nova modalidade de empresa com grandes vantagens, sociedade Ltda com um único sócio sem limite mínimo de capital social, e assim protegendo o patrimônio Pessoa Física.
Quanto ao Regime Tributável da empresa o MEI tem seu próprio sistema de recolhimento gerando uma única DAS com valor fixo mensal, porem desde 2018 a atividade de Marketing digital não pode ser optante do MEI Microempreendedor Individual e pros outros tipos de tributação existem ainda:
Simples Nacional– Opções de regime facultativas para MEI E EPP possam optar as empresas com faturamento até 3.600.000,00;
Lucro Presumido — Tem uma determinação a base de cálculo, só Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro Liquida sobre as pessoas jurídicas;
Lucro Real — Regime obrigatório para empresa com faturamento acima de R$ 78 milhões e para empresas voltadas para o setor financeiro, neste regime o IR e a CSLL são contabilizados a partir do lucro contábil.
O indicado é que a empresa procure um contador para melhor avaliar o melhor regime que a sua empresa se encaixa.
Como Abrir um CNPJ para um Social Media
O Contrato social de Pessoa Jurídica (CNPJ) é como uma identidade da empresa, através do CNPJ a empresa vai se regularizar perante o governo as suas tributações com a União, o Estado, do Distrito Federal e o Município.
Então, com um CNPJ a empresa vai poder emitir suas notas, contratar funcionários e serviços, entre outras atividades legais.
A parte burocrática deve ser feita com atenção a melhor opção é procurar um contador, para não haver problemas futuros com os órgãos públicos, a Kontas Contabilidade é especializada em CNPJ para social media.
- Solicite a certidão de viabilidade e zoneamento do local;
- Pesquise e faça a reserva do nome que você escolheu para sua empresa;
- Documento de Constituições (Contrato Social);
- Solicite o CNPJ da sua empresa em uma Junta Comercial;
- Inscrição Municipal e Alvará.
- Solicite de liberação para emissão de Nota fiscal de social media;
- Você vai precisar de um certificado Digital.
Deixe um comentário