fbpx

Kontas Contabilidade

Como definir a Contribuição Social sobre Lucro Líquido?

O pagamento em dia dos tributos é essencial para manter a saúde financeira da empresa, um desses tributos é a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Saiba mais detalhes sobre esse imposto nesse artigo!

 

O que é CSLL?

Antes de entender o que é CSLL, vamos descobrir o que significa essa sigla.

CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

Com isso esclarecido, podemos dizer que a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa.

Para que serve a CSLL? A CSLL contribui para a Seguridade Social. As alíquotas (percentual sobre o lucro bruto) variam de acordo com o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Isso varia de seguinte forma:

  • No Simples Nacional, ela já está embutida no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples, e tem um valor fixo.
  • No regime de Lucro Real, a CSLL é de 9% sobre o Lucro Líquido.
  • No regime de Lucro Presumido, a CSLL varia de 1,08 a 2,88% sobre o faturamento Total.

A CSLL deve ser pago trimestralmente e a alíquota é diferente apenas para quem exerce atividades como instituição financeira, capitalização ou seguros.

Muitos acreditam que a CSLL é um imposto, mas na verdade, trata-se de uma contribuição. A diferença é que as contribuições têm um fim específico, enquanto impostos, como o Imposto de Renda, não têm uma destinação de gastos especificamente definida.

Quem não precisa pagar a CSLL?

Entidades sem fins lucrativos – tais como instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural, educacional, científico, etc. – são isentas ou imunes à CSLL, conforme o caso, desde que atendam aos respectivos requisitos para gozo da isenção ou imunidade.

 

Qual é a base de cálculo e os percentuais da  CSLL?

A alíquota da CSLL é de 9%  para as pessoas jurídicas em geral, e de 15%, no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.

 

Como fazer o pagamento da CSLL?

Como pagar CSLLPara realizar o pagamento da CSLL é necessária a utilização do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) nas agências bancárias que integram a Receita Federal. O cuidado que se deve ter ao realizar o pagamento é na hora de colocar o código de recolhimento. Lembre-se que ele deve ser adequado ao perfil tributário da empresa.

Em casos de empresas optantes pelo SIMPLES, os tributos são recolhidos por meio da guia DAS (Documento de Arrecadação Simples).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you for your upload

Abrir Chat
Fale Agora Mesmo Com nossa Consultora
Kontas Contabilidade
Olá, já viu nossos benefícios especiais desse mês?

Abertura de Empresa 100% Gratuita