Custo do funcionário – Aprenda a calcular!

Sua empresa cresceu e você precisa contratar mais funcionários? Não se assuste com a multiplicação dos números envolvidos. O custo de um funcionário é um processo de cálculo que engloba gastos como salário, pagamento de décimo terceiro, transporte, horas extras e muito mais.
O que é custo do funcionário?
O custo do funcionário é um tema recorrente entre os profissionais de Recursos Humanos e gestores. Trata-se de um cálculo sobre o quanto um colaborador causa de gastos às empresas. A empresa deve remunerar o profissional por seus serviços, o que é natural, mas há outras obrigações contratuais que devem ser colocadas em perspectiva. Desta forma, o custo do funcionário envolve tributos e taxas, além de despesas que não inclui apenas o salário.
Saber qual o custo do seu funcionário permite otimizar os recursos do negócio, planejar estratégias e mensurar os retornos dos investimentos realizados pela empresa. É indispensável e deve ser alinhado com o setor de Contabilidade do seu negócio.
Além do salário do colaborador, o custo do funcionário é composto por tributos e impostos, contribuições sindicais, parcelas trabalhistas e outros elementos obrigatórios. Ou seja, vale acrescentar estes custos em seu cálculo:
- Salário mensal;
- Recolhimentos ao INSS;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- Impostos e taxas de acordo com o regime tributário;
- Adicional de férias (1/3);
- Décimo terceiro salário;
- Seguro Acidente de Trabalho;
- Provisões para eventual rescisão;
- Outros custos conforme o negócio.
Os valores acima são obrigatórios, mas há outras despesas não obrigatórias que podem ser adicionadas ao custo do funcionário:
- Despesas com treinamento e capacitação;
- Seguro de vida;
- Plano de saúde;
- Ajuda de custo em estudo;
- Plano odontológico;
- Auxílio alimentação;
- Outros benefícios espontâneos.
Vantagens em calcular o custo de um funcionário
Há várias vantagens em entender e criar estratégias para calcular o custo do funcionário, além das necessidades de garantir o que é obrigatório ao profissional:
- A empresa pode criar estratégias de médio e longo prazos.
- É possível cortar gastos desnecessários, otimizando os investimentos;
- A empresa pode investir melhor o dinheiro, como em caso de treinamentos on-line em lugar dos presenciais, etc.;
- Gera um alinhamento entre RH e outros setores do negócio;
- É possível manter a sua empresa mais organizada e com total controle de seus processos e de seus recursos.
- Evita gastos excessivos com multas e penalidades jurídicas trabalhistas, que podem ser muito pesadas ao orçamento da empresa.
- Entre outras vantagens.
Como calcular o custo de um funcionário?
Para calcular esse tipo de custo, é necessário saber exatamente quais são os encargos atrelados ao salário de cada funcionário. Tais encargos e respectivas alíquotas variam conforme o modelo tributário da empresa. Observe!
Cálculo do custo com base no Simples Nacional
No que se refere ao modelo do Simples Nacional, é importante notar a oscilação das alíquotas decorrente da especificidade do nicho de atuação da empresa.
Imagine que um determinado funcionário recebe um salário de R$ 2 mil. Nessa situação hipotética, as alíquotas e encargos serão os seguintes:
- FGTS (mensal) — R$ 160,00, com base em uma alíquota de 8%;
- FGTS (anual, considerando um 1/3 de férias e 13º salário) — R$ 2.114,13, com base em uma alíquota de 8%;
- 1/3 sobre férias — R$ 606,67;
- 13º salário — R$ 1.820,00 mil;
- INSS (mensal) — R$ 180,00, com base em uma alíquota de 8%;
- Vale transporte (mensal) — R$ 120,00, com base em uma alíquota de 6%.
- Há ainda o gasto da provisão mensal. Nesse caso, primeiramente basta somar o 1/3 sobre as férias com o 13º salário mais 8% de FGTS sobre essa soma. Por fim, o total deve ser dividido por 12. Ao considerar o exemplo, a provisão mensal seria de R$ 218,40.
Desse modo, o custo total do funcionário seria de R$ 2.378,40. Vale ainda frisar que a empresa do exemplo está inserida nos três primeiros anexos da tributação do Simples Nacional.
Cálculo do custo com base no Lucro Real ou Presumido
Já as empresas que utilizem o Lucro Real ou Presumido podem seguir as alíquotas aplicadas àquelas organizações enquadradas no anexo IV do Simples Nacional. No entanto, há o acréscimo da chamada alíquota de terceiros, além de alguns encargos desconsiderados para as empresas de pequeno porte. Lembre-se que as empresas desses dois regimes tributários são aquelas que faturam mais de 3,6 milhões por ano.
Como controlar o custo dos funcionários?
Para controlar o custo gerado pelos colaboradores, algumas medidas simples são bem eficazes. Uma delas consiste em evitar, ao máximo, os gastos relacionados com as horas extras.
Outra ação bem-vinda é a contratação de funcionários mais experientes e que, portanto, podem agregar valor à empresa em um período relativamente curto. Lembre-se que funcionários acima da média produzem muito mais.
Os valores atrelados ao custo de um funcionário não deixam dúvida: o gasto é consideravelmente elevado. Diante disso, é preciso adotar um conjunto de medidas efetivas, a fim de preservar a saúde financeira do negócio.
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