Como cancelar o MEI?

Há várias razões que levam um empreendedor a precisar cancelar o seu CNPJ. O importante é tomar a decisão consciente e fazer tudo da forma correta para não ter surpresas desnecessárias. Siga neste texto, e você verá que fechar o seu MEI é mais fácil do que parece.
Assim como você fez para abrir, para cancelar o MEI também é possível fazer todo o processo online.
Passo a passo para fechar MEI
- Acesse o site Empresas & Negócios do Governo Federal e clique na opção “Empreendedor”;
- Em seguida, escolha a opção “Já sou MEI”;
- Nesta tela, Serviços para MEI, clique na opção “Baixa de MEI”;
- Na tela Baixa de MEI, selecione “Solicitar Baixa”;
- Informe os dados da conta de acesso ao portal do Governo. Caso não tenha, você pode criar a sua conta gov.br
- Informe o Código de Acesso do Simples Nacional;
- Leia e revise o formulário;
- Preencha a declaração de baixa;
- Emita o CCMEI de baixa. Ele será disponibilizado no final do processo;
- Após o cancelamento, é recomendável quitar débitos pendentes no DAS-MEI e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional Situação especial (extinção).
Tem custo de cancelar o MEI?
Não existe nenhuma taxa cobrada na hora do cancelamento do MEI, mas o microempreendedor deve pagar todos os DAS que estiverem atrasados para conseguir dar baixa. Também é preciso confirmar que você fez todas as DASN SIMEI (Declarações Anuais do Simples Nacional).
É possível até cancelar o MEI sem pagar os boletos DAS atrasadas, mas o valor continuará sendo cobrado pela Receita Federal com incidência de juros e multa, então o ideal é pagar tudo antes do cancelamento, para estar em dia com o governo.
Posso desistir de cancelar o MEI?
Ao decidir dar baixa e fazer o cancelamento do MEI você não pode reativar a inscrição. Então, se decidir abrir um novo negócio, você receberá uma nova inscrição.
Porém, vale lembrar que a prática de cancelar MEI é uma via de mão dupla, ou seja, se você estiver com impostos atrasados, o CGSIM pode suspender a sua inscrição por 30 dias. Se depois do prazo você ainda não tiver regularizado o seu negócio, o cadastro será cancelado automaticamente.
Está pensando em fazer o desenquadramento do MEI, por ultrapassar o faturamento limite anual? Entre em contato conosco; a Kontas Contabilidade está a sua disposição para te ajudar!
Quanto tempo demora para encerrar uma empresa?
É muito rápido realizar o cancelamento do CNPJ.
Antes da Lei 147/2014, o encerramento de uma empresa levava em média 102 dias. Mas agora, é possível fazer isso em apenas 24 horas!
Se não houver nenhuma complicação durante o processo de encerramento no Portal do Empreendedor e no portal do Simples Nacional, você conseguirá dar baixa no MEI no mesmo dia.
Cancelar o CPNJ prejudica a pessoa de alguma maneira?
O empreendedor não será prejudicado caso queira cancelar o seu CNPJ.
É importante lembrar algumas coisas:
- Caso a empresa tenha dívidas acumuladas, sejam tributárias, previdenciárias, trabalhistas, bancárias ou de credores particulares, o empreendedor precisará arcar com as despesas posteriormente.
- A baixa do registro MEI é definitiva e não pode ser revertida. Isso quer dizer que se você quiser retomar as atividades um dia, será necessário abrir um novo CNPJ.
- Se você tomar a decisão de fechar a sua empresa, certifique-se de dar baixa no MEI. Isso é uma garantia contra fraudes, pois se o registro continuar ativo, ele pode ser usado de forma irregular, colocando a sua integridade em risco.
Deixe um comentário