Entenda o sistema de franquias

Todo empreendedor já teve ou ainda tem essa dúvida “como abrir uma franquia?”. Embora o processo possa ser considerado burocrático, empreender no Brasil é uma excelente alternativa para quem tem o perfil adequado. O mercado de franquias está em constante crescimento.
Como todo negócio, as franquias têm suas particularidades vantagens e desvantagens, cabe ao empreendedor fazer uma análise cuidadosa antes começar nesse ramo. Um dos pontos cruciais são os aspectos legais, por isso é importante ter conhecimento da lei nº 8.955/94, que rege o sistema de franquias no Brasil. Entenda o sistema franchising.
Entenda o sistema franchising
de uma forma simples, o franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
O sistema de franquias atrai diversas categorias de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a sua empresa uma franqueadora
No franchising, um negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
Mercado de franquias no Brasil
Mercado de franquia ou franchising é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito do uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos, ou serviços.
Eventualmente também pode ser fornecido o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos, ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
Dessa forma, o mercado impulsiona o crescimento dos franqueados com mais agilidade e segurança. O proprietário da marca, por sua vez, garante possibilidades de expansão impressionantes.
Como abrir uma franquia que combine o seu perfil?
Para abrir uma franquia que corresponda com o seu perfil é necessário seguir algumas recomendações. Afinal, estamos falando de pessoas diferentes, com comportamentos variados e objetivos bem distintos. Iniciar um empreendimento sem ter esse auto conhecimento pode ser o primeiro passo para uma série de dificuldades.
Existem pelo menos dois tipos de empresários atualmente. O primeiro é voltado mais para as vendas, conta com boas técnicas de persuasão, lida bem com o público, gosta de estar na linha de frente, tem mais tato para lidar com as pessoas e consegue ser visto como exemplo mais facilmente pelos colaboradores.
Enquanto isso, o outro perfil é mais estrategista e lida melhor nos “bastidores”. Ou seja, gosta mais dos números, das estratégias para alavancar suas vendas, têm mais aptidão para fazer gestão financeira, consegue fazer previsões com base nos resultados do mês, acompanha mais o mercado, etc.
Isso quer dizer que existe um certo e um errado? Não. Estamos falando de perfil de empreendedores. Porém, o ideal é conseguir encontrar o meio-termo para se desenvolver com tranquilidade, abrangendo todas as características possíveis nos dois modelos.
Um franqueado de sucesso é aquele que conhece seus pontos fortes, entendem os pontos fracos e corre atrás para aprimorá-los. Ao descobrir qual o seu segmento mais lhe atrai, você pode iniciar a sua jornada já pensando nos que terá que melhorar para a sua unidade franqueada não ficar para trás. 
Como abrir uma franquia com pouco dinheiro?
Atualmente, existem redes de franquias que trabalham no sistema home-based (trabalho sediado em casa), quiosques e lojas pequenas, que costumam exigir investimentos menores.
Portanto, é possível ingressar nesse mercado mesmo com pouco dinheiro. Além disso, se precisar, você ainda pode contar com linhas de crédito específicas para esse tipo de operação.
Como abrir uma franquia online?
O processo de aquisição de uma franquia online é o mesmo que o de uma franquia comum.
A única diferença é que você não precisará se preocupar com a escolha do local, pois irá trabalhar de casa, em modelo home based.
Basta entrar em contato com a franqueadora desejada e passar pelo processo de avaliação. Após ser aprovado, a empresa irá te ensinar todo o know-how da marca para você conseguir operar seu negócio.
História do mercado de franquias
Franquias não surgiram recentemente. E muito menos no Brasil. Primeiramente, precisamos entender o significado da própria palavra franchising. Ela vem do francês “franchise”, onde “fran” significa a concessão de um privilégio ou autorização. Bem intuitivo, não?
Agora, muito se discute quanto a data exata do surgimento do franchising, com datas tão divergentes quanto 1731, 1840 e 1850. Em 1731, o inventor norte-americano Benjamin Franklin assinou contrato em parceria com Thomas Whitmarsh para abrir um negócio de impressão em Charlestown, Carolina do Sul. O acordo exigia que, durante seis anos, estivesse sob os cuidados, gerenciamento e direção de ambos.
Em 1840, a cervejaria alemã Spaten-Franziskaner-Bräu concedeu direitos de venda a várias tabernas locais. Em troca, tinham que pagar pelo direito de usar a marca. Porém, mesmo com a experiência de Franklin e da cervejaria Spaten, a origem mais da história do franchising no mundo moderno teve início nos Estados Unidos, em 1850.
Uma fabricante de máquinas de costura chamada Singer Sewing Machine Company. Pensando em aumentar suas vendas, a empresa passou a outorgar licenças de uso da marca e métodos para comerciantes interessados em revender seus produtos em outras regiões do país.
Pensando em aumentar suas vendas, a empresa passou a outorgar licenças de uso da marca e métodos para comerciantes interessados em revender seus produtos em outras regiões do país. Depois, em 1898, a General Motors seguiu a mesma ideia e iniciou a expansão de seus pontos de venda, criando o conceito de “concessionária de veículos”.
No mesmo período, a Coca-Cola também criou a sua primeira franquia de fabricação. Disponibilizou algumas licenças para que empresários pudessem produzir e comercializar seus refrigerantes em outros locais e passou a operar no franchising.

Deixe um comentário