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GESTÃO DE ESTOQUE: O QUE É, COMO FAZER?

O estoque é um dos ativos mais valiosos da empresa que o possui. Nos setores de varejo, manufatura, food service e outros, os insumos e os produtos acabados representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento. Ao mesmo tempo, o estoque pode ser considerado como um passivo (não no sentido contábil).

A gestão de estoque representa a capacidade da empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, ela permite que a empresa entenda seu mix de produtos e suas demandas, que por sua vez irá determinar as necessidades de compra.

Manter um estoque grande acarreta, em certa medida, diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis.

Para gerenciar os estoques, as empresas utilizam diferentes ferramentas, tais como controles manuaisplanilhassoftwares ERP e, mais recentemente, aplicativos SaaS (Software as Service, ou software como serviço, em português).

Confira algumas dicas para não perder o controle sobre as suas mercadorias e vendas.

 

Giro de estoque

Um dos indicadores de desempenho mais relevantes para a gestão do estoque é o já mencionado giro de estoque. Para que esse indicador possa evoluir, é preciso estar atento a todos os aspectos que podem ajudar ou prejudicar a velocidade do giro, como:

  • A compra
  • A organização do estoque
  • A exposição dos produtos
  • As promoções
  • O atendimento
  • A entrega

Inventário

Para organizar, a movimentação de estoque deve ser sistematizada por normas de entrada e saída. É nesse contexto que entra em cena o controle físico e financeiro de estoque, com o objetivo principal de trazer informações sobre a quantidade disponível de cada item e seu correspondente valor financeiro.

Você pode criar tabela padronizada com todos os itens que compõem o seu estoque, personalizando-a conforme as suas necessidades. Mas é interessante incluir alguns pontos básicos, além do preço, como: o nome da mercadoria, a quantidade e, claro, a sua categoria. O inventário permite:

  • Saber quais itens tem no estoque e as quantidades de cada um.
  • Prever qual produto vai faltar e qual vai sobrar.
  • Conhecer mais o seu cliente e saber quais são seus gostos e hábitos de consumo.
  • Planejar-se com antecedência.
  • Evitar prejuízos.

 

Quais são os principais métodos da gestão de estoque?

Há no mercado alguns métodos que ajudam na administração do estoque, estes representam uma parcela bem importante do controle gerencial. Por isso, nesse tópico iremos abordar os 6 métodos aplicados no mercado brasileiro. Confira:

1 — Método do custo específico ou do preço específico

Esse método atribui valor a cada unidade do estoque. Logo, ele é usado apenas quando é possível apurar o preço ou o custo de cada item. Depois disso é preciso somar tudo e assim, você chegará ao valor final do estoque.

Para o varejo não é um método indicado, visto que há uma movimentação grande de estoque. Imagine ter que precificar um produto por vez, só de imaginar cansa, não é mesmo?

2° Curva ABC

Basicamente, a Curva ABC de estoque e vendas procura direcionar o seu planejamento e controle nos itens mais significativos, que classifica os itens em A, B e C, ou seja, no valor financeiro de cada mercadoria.

A Curva ABC é baseada no princípio de Pareto, também conhecida como lei 80/20, segundo a qual 80% dos seus resultados são provenientes de 20% dos seus esforços.

Aplicando a gestão de estoque podemos dizer, por exemplo, que 80% da ruptura de estoque está relaciona a falta de processos de compras.

3° PEPS

Conhecido como: “primeiros a entrar, primeiro a sair”, no método PEPS saem primeiro as mercadorias mais antigas, ficando no estoque apenas as mais recentes.

Dessa maneira, é possível evitar que produtos próximos à data de vencimento se percam.

4° UEPS

Esse método é conhecido como: “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”, ou seja, os produtos que chegaram recentemente no estoque serão os que irão ser vendidos antes.

Porém, o uso desse método não é autorizado pela Norma Brasileira de Contabilidade, o motivo você pode ver na citação abaixo:

“Ao se considerar os preços altos, os gastos são maiores e, dessa forma, o lucro e os impostos que devem ser pagos são menores. Portanto, a inflação do país sofreria um aumento, ao considerar que o custo da mercadoria comprada por último é maior.”

5° Custo médio

O custo médio também pode ser chamado de preço médio ou média ponderada móvel, isso significa que a cada nova compra feita uma nova média de custos é obtida.

Nessa técnica o preço final das mercadorias vendidas é definido após o cálculo dos valores das mercadorias adquiridas anteriormente somado as recentes.

O custo médio também pode ser fixo. Caso este método seja selecionado, uma única média deve ser aplicada no inventário permanente e as vendas intercaladas devem ser desconsideradas.

6° Método do Custo a Preço de Venda a Varejo

Esse método analisa a soma dos estoques a preço de venda, seja através da contagem física ou por meio da implementação de controles permanentes avaliados com base no preço unitário de venda.

Assim também, ele avalia os estoques finais a preços aproximados de custo e apura os estoques finais a preço de custo, caso avaliasse a preço de venda as margens de lucro seriam eliminadas.

 

Por que fazer uma boa gestão de estoque é importante para sua empresa?

Não vamos muito longe. Basta olhar para sua empresa e observar o quanto você já perdeu por não ter um controle de produtos eficientes, ou o quanto você já ganhou tendo um gerenciamento estratégico das suas mercadorias?

Se você está se perguntando por qual razão deve investir na administração de estoque da sua empresa, olhe para os seus resultados. Lá, você vai encontrar a resposta.

Para lhe ajudar vou dar alguns motivos, além dos quais já foram citados anteriormente, sobre a importância da gestão de estoque:

  • a) Mantém as atividades produtivas em andamento;
  • b) gera a satisfação do cliente ao encontrar o produto na gôndola;
  • c) o estoque está diretamente vinculado aos resultados financeiros da empresa; portanto, um estoque bem administrado gera lucro para empresa, caso contrário, passa a ser um grande meio de prejuízos;
  • d) proporciona um importante diferencial competitivo.

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