O que é eNPS?

eNPS é a abreviatura de Employee Net Promoter Score. É um método para medir a disposição dos funcionários em recomendar seu local de trabalho para amigos e conhecidos.
Ou seja, o eNPS é a contraparte interna do popular método NPS, sendo a abreviatura de Net Promoter Score.
A eNPS é um método para medir a lealdade do cliente, originalmente desenvolvido por Fred Reichheld, Bain & Co e Satmetrix durante a década de 1990.
Baseia-se na questão objetiva: “Você recomendaria nossa empresa para um colega ou amigo?”
Desse modo, o Employee Net Promoter Score (direcionado ao funcionário) é construído da mesma maneira, usando a pergunta:
“Qual a probabilidade de você recomendar seu empregador para um amigo ou conhecido?”.
Quer saber mais a respeito e entender como o eNPS pode ser aplicado em um escritório contábil? Continue lendo e tire as suas dúvidas!
Afinal, o que é eNPS?
Como mencionado, Employer Net Promoter Score, ou eNPS, é um sistema de pontuação projetado para ajudar os empregadores a medir a satisfação em relação à empresa.
Como o NPS, o sistema Employee Net Promoter Score (eNPS) consiste em uma pesquisa de duas perguntas.
A primeira pergunta pede aos funcionários que classifiquem, em uma escala de zero a dez, a probabilidade de eles recomendarem a organização como local de trabalho.
A segunda é uma pergunta aberta: por que eles escolheram a classificação que fizeram.
O sistema gera uma pontuação usando as respostas para a primeira pergunta, primeiro classificando as classificações em três categorias:
- Promotores, com classificações de nove ou dez,
- Passivos ou neutros, com classificações de sete ou oito, e
- Detratores, com classificações de seis ou menos.
Os promotores são aqueles funcionários que estão altamente satisfeitos e propensos a recomendar sua organização como um lugar para trabalhar.
Passivos são funcionários satisfeitos o suficiente para estarem contentes, mas podem não estar totalmente engajados.
Já os detratores são aqueles que provavelmente não recomendam sua organização, o que pode indicar algum nível de insatisfação dos funcionários.
A porcentagem de detratores é então subtraída da porcentagem de promotores, e o número final representa a Pontuação do Promotor Líquido.
Desse modo, as pontuações do eNPS podem variar de +100 (quando todas as respostas são promotoras) a -100 (quando todas as respostas são detratoras).
Por que utilizar pesquisa eNPS na minha empresa?
Uma pesquisa eNPS eficaz ajuda a gestão a tomar medidas para garantir o anonimato do funcionário.
Desse modo, ele tende a dar um feedback mais honesto.
Com base nisso, é possível usar estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Isso porque as organizações podem usar os resultados para entender como seus funcionários se sentem e o que pode estar prejudicando a experiência dos funcionários.
O rastreamento de palavras-chave (como salário, equilíbrio trabalho e vida pessoal ou liderança) que os promotores e detratores usam pode ajudar a identificar áreas de melhoria, seja em um departamento específico ou na organização na totalidade.
Desse modo, uma organização inteligente pesquisará funcionários com eNPS regularmente.
Isso pode ser feito mensal, trimestral, anualmente ou em outra frequência.
Contudo, o objetivo deve ser sempre manter-se atualizado e acompanhar as tendências ao longo do tempo.
Como funciona o eNPS?
Aplicado de uma maneira simples, o eNPS consiste em seis perguntas sendo divididas entre objetivas e descritivas para avaliar três segmentos: empresa, liderança e produto.
- Perguntas objetivas: solicite ao colaborador que classifique de 0 a 10 o segmento a ser analisado. Por exemplo, ”O quanto você recomendaria a empresa como um bom lugar de trabalho?”. Com base nessas notas o funcionário é categorizado como detrator (notas de 0 a 6), neutro (notas de 7 a 8) e promotor (9 e 10).
- Perguntas descritivas: pergunte o que motivou o colaborados a dar determinada nota na pergunta objetiva.
A pesquisa não deve substituir os encontros feitos individualmente com os colaboradores, mas servir como um complemento deles. Por isso, mantenha o questionário o mais curto possível, já que o excesso de perguntas pode gerar menos respostas.
Esse tipo de avaliação permite que líderes e equipes entendam quais são os problemas mais pontuais a serem corrigidos ou melhorados para então priorizá-los.
Benefícios do eNPS
Aderir a uma política de eNPS na sua empresa é algo simples, mas com muitos benefícios, tais como:
Descobrir o seu eNPS é simples
O benefício número um do eNPS é o fato de ele ser algo fácil e simples.
Provavelmente você dificilmente poderia encontrar uma maneira menos demorada de verificar a satisfação de seus funcionários!
Os gerentes não precisam passar horas pensando nas perguntas certas da pesquisa, e os funcionários só precisam escolher a pontuação.
eNPS tende a ter uma taxa de participação maior do que as pesquisas
Nós estamos familiarizados com pesquisas. São demoradas, complexas e acabam tomando muito tempo.
Com o eNPS, os funcionários só precisam responder a duas perguntas simples, o que não irá prejudicar seu fluxo de trabalho ou interromper suas atividades.
Métrica fácil de mensurar
A simplicidade do eNPS resulta em um único número. Por esse motivo, é uma métrica super fácil de se trabalhar.
Como empregador, você pode acompanhar o andamento do seu eNPS — como, por exemplo, monitorar as respostas (anônimas) dos funcionários durante um período de mudança.
Usar uma variável deixa pouco espaço para confusão ou erro.
Fato é que muitos interessados já conhecem o conceito de NPS, tornando ainda mais fácil introduzir o eNPS
Ao contrário dos incentivos mais complexos, o eNPS requer apenas uma breve introdução.
Pesquisa econômica.
O eNPS é uma maneira financeiramente segura de verificar os níveis de satisfação de sua força de trabalho.
Visto que leva apenas um e-mail (e, algumas vezes, mais alguns lembretes), você pode medir o eNPS com poucos compromissos de tempo e orçamento.
Combinadas, essas vantagens dão a você a liberdade de verificar a satisfação dos funcionários com mais regularidade, fornecendo dados sobre a capacidade de retenção de talentos na sua empresa, por exemplo!
#1 Maior agilidade nas análises que utilizam a metodologia do eNPS
Como já vimos, entre os benefícios do eNPS temos sua simplicidade e alta taxa de adesão. Esses fatores permitem que os gestores e responsáveis pela pesquisa obtenham respostas de forma ágil.
A rapidez desse feedback permite que funcionários insatisfeitos ou com baixo nível de fidelidade sejam rapidamente identificados e contatados. Assim a empresa pode ter um maior entendimento de seus problemas e busque soluções. O que é interessante caso se trate de uma questão prioritária e existam recursos para a otimização dos processos. Isso faz com que a empresa gere uma imagem de confiança e fidelidade junto à sua equipe.
#2 O planejamento empresarial e os benefícios do eNPS na implementação de mudanças
As informações oferecidas a partir de uma pesquisa de clima utilizando o employee net promoter score são um recurso poderoso. Setores e processos podem ser avaliados e melhorados visando a ampliar o bem-estar e a satisfação dos funcionários. Isso permite que a empresa tenha oportunidades para evoluir e incentiva a fidelização da equipe e a indicação de novos talentos.
#3 Metodologia adaptável as empresas e negócios de todos os tipos
Entre os benefícios do eNPS, é importante ressaltar que essa metodologia se adapta a todo o tipo de negócio. Não importa o segmento, porte ou o mercado de atuação: o eNPS se encaixa nas ferramentas de pesquisa e inovação da empresa.
É possível, inclusive, aplicar a metodologia do eNPS em áreas ou setores específicos. Muitas vezes, o clima organizacional parece passar por algum problema generalizado. Mas, na verdade, pode tratar-se de uma questão específica de algum departamento. Identificando prontamente os focos, é possível resolver os problemas internos de forma mais certeira.
#4 O eNPS permite mensuração a longo prazo
A facilidade em implementação torna o eNPS uma ferramenta que pode ser constantemente aplicada em pesquisas e análises futuras. Assim, é possível traçar um quadro comparativo dos impactos positivos e negativos. Então passa-se a acompanhar a evolução da empresa e da satisfação de seus funcionários.
#5 Suporte a ações de endomarketing, marketing e RH
O eNPS aponta a porcentagem de funcionários que indicaria a empresa para outras pessoas. Com base nessa informação e sabendo como fidelizá-los e solucionar suas dores, é possível desenvolver ações e campanhas para engajar o colaborador. Além de incentivar a aquisição de novos talentos pelo RH! Já que por conta da indicação, podem estar muito mais alinhados com os valores e a cultura da empresa. Isso permite ter uma aderência e um processo de retenção de talentos mais eficiente. Além de ainda ajuda a reduzir a alta rotatividade gerada por funcionários insatisfeitos.
Outro benefício que pode ser salientado é a construção positiva da marca cujos trabalhadores estão com alto nível de satisfação. Premiações como o Top Employers Brasil 2016 geram credibilidade e publicidade boca a boca positivas para a empresa. Um fator importante para a construção de confiança para a marca.
Sua empresa utiliza pesquisa e métricas para mensurar a satisfação de seus funcionários? Gostaria de saber mais sobre como ajudar a sua organização a deixar os clientes satisfeitos e dessa forma reduzir custos e lucrar mais?
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