O que é o departamento fiscal?

O departamento fiscal é uma das áreas essenciais para a continuidade das operações de uma empresa. Independentemente do segmento de atuação ou do porte da companhia, todas as pessoas jurídicas brasileiras precisam lidar com inúmeras exigências legais relacionadas a tributos, obrigações acessórias e diversas mudanças na legislação sobre o tema.
Apesar de ter as suas atividades muito relacionadas apenas ao cumprimento de obrigações legais e realização de atividades de alto grau burocrático, a verdade é que o departamento fiscal pode ter um papel de protagonista para o sucesso de uma empresa – seja garantindo o cumprimento de todas as obrigações legais, reduzindo custos ou gerando informações úteis para a gestão empresarial.
Mas você sabe quais são as atividades desenvolvidas pelo departamento fiscal e qual é a sua importância dentro de uma organização? Descubra a seguir!
O QUE É O DEPARTAMENTO FISCAL?
Pode ser difícil de enxergar isso, mas todas as atividades de uma organização passam pelo departamento fiscal: a compra de mercadorias para o estoque, uma venda realizada a prazo, um empréstimo realizado para a compra de maquinário, o recebimento de um pagamento em atraso, entre várias outras transações que têm impacto na contabilidade.
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas. Entretanto, os profissionais podem ir além disso e gerar benefícios fiscais, reduzir custos e buscar créditos de impostos para compensação.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO FISCAL?
Entender todas as funções desempenhadas pelo departamento fiscal é muito importante para compreender a sua importância.
Veja quais são as principais delas:
• Recebimento e escrituração fiscal – que é a rotina de receber e escriturar todas as notas fiscais que passam pela empresa;
• Conferência de toda documentação fiscal;
• Lançamentos fiscais de entradas e saídas e os impostos pertinentes.
• Orientação para emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;
• Atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária;
• Apuração de tributos;
• Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;
• Entrega de obrigações acessórias – como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).
IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO FISCAL PARA UMA ORGANIZAÇÃO
Um gerenciamento fiscal eficiente permite o acesso às informações necessárias para definir as metas desejáveis, bem como realizar o planejamento financeiro. O processo ajuda também a otimizar o recolhimento dos tributos e assegura a regularidade da empresa com a Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores.
As notas fiscais representam um acervo rico de informações que são fundamentais para o controle interno da empresa. A utilidade delas vai muito além de manter a organização na legalidade, pois contribuem para uma visão privilegiada de tudo o que acontece na rotina financeira da companhia por parte dos responsáveis.
Outra vantagem de manter os processos fiscais em ordem é ter uma margem de lucro maior por meio do recolhimento correto dos impostos. Lembre-se de que o contador é responsável por orientar sobre o melhor caminho a seguir, de acordo com o nicho do negócio.
COMO A TECNOLOGIA IMPACTA O DEPARTAMENTO FISCAL?
Ao longo deste artigo, entendemos melhor todas as funções que são desempenhadas pelo departamento fiscal, certo? Grande parte dos processos manuais e repetitivos não são mais realizados pelo trabalho humano, mas sim por soluções digitais que permitem a automação de processos.
Isso só é possível graças à evolução tecnológica e softwares específicos para auxiliar o departamento fiscal. Entre essas soluções, estão aquelas que permitem o gerenciamento de documentos fiscais e guias de tributos, ou mesmo o cálculo automático dos impostos.
Os departamentos fiscais que incorporam essas novas ferramentas de automação conseguem dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios, eliminando custos e aumentando a produtividade do setor. Dessa forma, toda a organização sai ganhando.
Deixe um comentário