Passo a passo de como abrir uma loja em Shopping Center

Diferente de uma loja aberta em um espaço próprio ou alugado em uma rua, ou mesmo em um prédio comercial, lojas em Shopping Center tem outras características.
Então, antes de entender como abrir uma loja em Shopping Center, é importante saber que os espaços são alugados, e os contratos podem durar até mais ou menos 4 anos.
Para que o contrato possa ser renovado, o lojista tem que manter um alto nível exigido pelo próprio shopping, por questões de segurança e para manter o padrão.
Esse alto nível inclui:
- Obrigatoriedade de um ar condicionado;
- Cuidados com a manutenção da loja;
- O pagamento de uma porcentagem sobre o lucro das vendas (varia em cada shopping).
Vale destacar que existem diferenças nas exigências de uma loja de shopping e um quiosque. Por exemplo, o quiosque tem contrato de seis meses e menos exigências.
Agora que você já entendeu o que é uma loja de Shopping Center e os seus benefícios, chegou o momento de falar sobre como abrir uma loja em shopping centers.
Para simplificar, fizemos esse pequeno passo a passo bem direto que você pode seguir para iniciar o seu empreendimento em um centro comercial como um Shopping.
Passo 1: escolha o shopping adequado
O primeiro passo de como abrir uma loja em um Shopping Center é sobre escolher o shopping ideal para isso. E existem muitas coisas que o empresário deve considerar.
Um dos pontos principais é sobre as taxas cobradas pela administração do estabelecimento. Essa taxa sobre os lucros varia de shopping para shopping.
Dependendo do Shopping, o valor cobrado pode não valer a pena, em razão dos benefícios oferecidos em troca. Portanto, sempre analise se o Shopping escolhido é:
- Bem localizado em uma região de fácil acesso;
- Oferece segurança aos lojistas;
- É bem movimentado;
- Oferece bons benefícios aos clientes e aos lojistas (praça de alimentação, banheiro, áreas de lazer públicas e etc.).
Passo 2: analise a concorrência
O próximo passo sobre como abrir uma loja em um Shopping Center, é analisar a concorrência. E existem dois pontos que podem ser considerados nessa análise:
- Estar ao lado de marcas famosas podem significar mais movimento para a sua loja e uma valorização no ponto;
- Disputar espaço com lojas do mesmo ramo que a sua pode resultar na repartição da demanda e diminuição dos lucros.
Por outro lado, Shopping Centers com muitos espaços vazios e sem alugar, podem passar a impressão de que se trata de um lugar abandonado e com pouco valor.
Muitas vagas disponíveis em um Shopping Center, no entanto, podem ser uma oportunidade para o lojista conseguir alugar um espaço pagando um aluguel menor.
Passo 3: faça um planejamento financeiro
Após escolher o shopping adequado e analisar a concorrência nele, o próximo passo sobre como abrir uma loja em Shopping Center, é o planejamento financeiro.
Nenhum empreendimento deveria iniciar sem que antes todos os gastos necessários fossem calculados e postos na ponta do lápis. Gastos, por exemplo, com:
- Materiais;
- Equipamentos;
- Fornecedores;
- Aluguel;
- Taxas;
- Impostos;
- Marketing;
- Etc.
A melhor forma, no que lhe concerne, de estimar todos esses gastos é usando um plano de negócios. Pode valer a pena consultar um contador para ajudar com isso.
Passo 4: regularize a loja
Visto que você tenha concluído os passos anteriores, chegou o momento do último passo para saber como abrir uma loja em Shopping Center, sendo a regularização.
A regularização da sua loja em um Shopping Center deve ser feita para evitar maiores problemas com o governo. O que pode ocasionar multas ou o fechamento da loja.
Portanto, será necessário adquirir um CNPJ para a sua loja, o número de registro padrão de todas as pessoas jurídicas. E para isso, é necessário abrir uma empresa.
Para se abrir uma empresa e obter um CNPJ será necessário se atentar alguns pontos importantes, como:
- O porte da empresa (se é micro, pequena, média ou grande), e isso irá depender do faturamento da loja;
- Definição do regime tributário, que no Brasil pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, cada qual com alíquotas de imposto diferentes;
- Obtenção dos alvarás de funcionamento da prefeitura, estado e vigilância sanitária, se for o caso.
Para concluir, a etapa da regularização da empresa para abrir uma loja em um Shopping Center precisa ser acompanhada, e orientada por uma contabilidade; para isso a Kontas Contabilidade está a disposição para te ajudar no processo burocrático.
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Prós
O shopping oferece aos clientes mais comodidade do que os pontos de rua: há ambiente climatizado, segurança, banheiros e estacionamento. Como os espaços se transformam em centros de convivência, reunindo estabelecimentos de diversos segmentos, o público disposto a consumir tende a ser muito maior do que na rua.
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Contras
A grande desvantagem do shopping está relacionada ao custo do investimento. Enquanto na rua as principais taxas são o aluguel e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), nos shoppings há o chamado custo de ocupação, que pode atingir valores muito maiores.
O custo de ocupação abrange gastos com condomínio (para despesas com energia, água, limpeza, administração e segurança), fundos de promoção (para divulgação e atrações especiais) e luvas (taxa única, paga ao entrar).
Em média, o aluguel no shopping é 30% mais caro do que na rua. O cálculo é feito em relação ao faturamento bruto da loja, de 5% a 8%, ou um valor fixo é estabelecido. O fundo de promoção, por sua vez, gira em torno de 20% do valor do aluguel. Por fim, as luvas podem atingir valores milionários nos maiores shoppings das capitais brasileiras.
Além do alto investimento, outra desvantagem pode ser a concorrência. Em geral, os estabelecimentos reúnem várias lojas do mesmo segmento, o que é ótimo para o consumidor, mas pode acabar prejudicando suas vendas e reduzindo a margem de lucro.
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