Quem tem “nome sujo” pode realizar a abertura de uma empresa?

Infelizmente, no Brasil muitas pessoas se encontram inadimplentes, isso ocorre devido ao alto índice de desemprego que vem acometendo a população do país, o crescente índice de inflação também não colabora para a melhora da situação fiscal.
Atualmente, o preço das mercadorias e dos alimentos tem disparado, devido a essas questões muitos indivíduos tiveram o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito. Alguns se arriscam ao lançar novos empreendimentos na busca de melhorar suas vidas, mas será que pessoas com o nome sujo podem realizar a abertura de empresas?
CPF irregular é a mesma coisa que nome sujo?
Apesar de muitas pessoas confundirem as duas coisas, são completamente diferentes e, inclusive, têm efeitos diferentes em sua vida.
Nome sujo ou negativado
Ter o nome sujo, ou negativado, significa que a pessoa está inadimplente com alguma responsabilidade financeira, como conta ou financiamento.
Quando deixamos de pagar uma conta, a empresa pode inserir nosso nome no cadastro de devedores, dessa maneira, outras empresas que consultarem nossas informações conseguem ver o atraso.
Nessa modalidade a única forma de sair da lista de devedores é negociando a dívida atrasada. Após feito isso, a empresa tem 5 dias para regularizar sua situação e te retirar do sistema de proteção ao crédito.
CPF Irregular
Como falamos, o CPF irregular acontece quando existe alguma pendência cadastral com a Receita Federal. E, apesar de ter consequências financeiras, não entra em uma lista de devedores.
Fazer a regularização é mais simples, e muitas vezes não necessita de nenhum pagamento para realizar.
Pessoa com nome sujo pode abrir empresa? Quais problemas irei enfrentar?
É possível abrir empresa mesmo com nome sujo. O maior problema neste caso é a obtenção de crédito, mas, além disso, tudo vai depender da modalidade da empresa e da sua natureza jurídica, o que interfere na divisão entre patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física.
Se você está com o nome negativado e pensa em abrir uma empresa, a melhor maneira de tomar a decisão correta para proteger o patrimônio do novo negócio e não tê-lo confundido com suas contas pessoais ao longo deste processo é contar com um serviço de contabilidade. Um contador poderá analisar e identificar qual o tipo societário mais recomendado.
Outro problema que pode ser enfrentado por empreendedores com o nome sujo, principalmente quando falamos do Microempreendedor Individual (MEI), é a baixa reputação como consumidor no mercado, pois além de restrição de crédito, o nome sujo acaba diminuindo um valor conhecido como score, média ponderada dos sistemas de proteção de crédito.
Em outras palavras, quanto menor for o score do empreendedor, maiores são as chances de ele não honrar suas dívidas. O aumento desse valor é lento e exige uma série de acertos na vida financeira dependendo do ponto de partida.
É por isso que ainda que não seja um fator impeditivo para abrir uma empresa, limpar o nome acaba sendo uma prática muito importante no processo de abertura.
A importância do nome limpo para empreender melhor
Estar com o nome limpo não é obrigatório para abrir uma empresa, e geralmente o nome sujo é apenas consequência de uma fase desorganizada da vida pessoal. Ainda assim, a regularização é um passo importante para a saúde financeira do empreendedor e de sua empresa.
Com o acesso facilitado a uma infinidade de fontes de informação, é muito mais fácil obter o conhecimento necessário para gerenciar finanças com mais qualidade. Esse aprendizado será essencial ao longo do crescimento de um negócio.
O primeiro passo para cuidar melhor da vida financeira é o autoconhecimento, entender nossos hábitos financeiros e descobrir o ponto de partida.
Caso desconfie que já esteja com o nome sujo, você pode verificar gratuitamente a partir dos serviços mais conhecidos do mercado: SPC e Serasa.
Defina um plano para regularização dessas dívidas, afinal, nos tornamos gestores melhores quando aprendemos a gerenciar nossas próprias contas pessoais.
Em todos os casos, o sucesso na abertura de uma empresa depende das melhores escolhas do empreendedor, que pode ter essa e outras perguntas respondidas ao longo do caminho por um bom serviço de contabilidade. Por isso, abrir uma empresa com o auxílio de um contador é a melhor opção.
Agora que você já sabe que pode abrir um CNPJ mesmo com nome sujo, saiba como a Kontas Contabilidade pode ajudar a abrir sua empresa.
Deixe um comentário