fbpx

Kontas Contabilidade

Saiba como ter sucesso na abertura do seu E-commerce

Se você é um empreendedor e está alinhado com as tendências do mercado, provavelmente já pensou em ter um e-commerce. Sem dúvidas, a transformação digital impulsionou o que já está previsto e o e-commerce está incluso nisso.

Mas como abrir um e-commerce de sucesso? Com calma nós chegamos lá! Antes de mais nada, você deve definir o objetivo pelo qual você vai abrir um e-commerce. Os empreendedores podem ter objetivos diferentes para fazer essa escolha.

Alguns exemplos são: entrar no marketing digital, se tornar uma autoridade no segmento em que atua, conquistar novos públicos, entrar em novos mercados, e outros.

Entretanto, o mais importante é que os objetivos do e-commerce devem concordar com as metas de longo prazo do seu negócio.

 

Benefícios de abrir um e-commerce

Para quem está iniciando uma empresa ou já possui um comércio, a abertura de um e-commerce é vantajosa por uma série de motivos. Listamos alguns:

— O e-commerce permite que você alcance o público de outras regiões, cidades, estados ou até mesmo países;

— A loja virtual é uma maneira de alcançar outros mercados sem os custos referentes à abertura de novas unidades;

— O e-commerce fica disponível para seus clientes 7 dias por semana, 24 horas por dia, aumentando suas oportunidades de vender mais;

— O e-commerce vai ao encontro do cliente onde ele estiver por meio dos diversos dispositivos conectados à internet, o que facilita a comercialização de produtos;

— Hoje, o cliente busca empresas nas quais possa transitar livremente entre canais on-line e off-line, e um e-commerce facilita esse relacionamento;

— Enquanto o varejo convencional ainda está sofrendo para se recuperar dos efeitos da pandemia do Covid-19, o comércio eletrônico brasileiro passa por um período de franca expansão.

– Outro aspecto a ser considerado, além dos dados quantitativos, é a importância de a marca estar devidamente inserida no ambiente digital. O comportamento do consumidor hoje é omnichannel, então, as empresas devem estar disponíveis em todos os canais.

Como você deve ter deduzido, motivos não faltam para que um comerciante invista em um e-commerce. É por essas razões que agregar esse canal à estratégia de vendas tornou-se prioridade até mesmo para as grandes redes de varejo.

É possível ter um e-commerce sem investir nada?

Não é possível montar um e-commerce sem dinheiro nenhum. É necessário um investimento mínimo para que sua loja ao menos comece a vender.

Também não significa que apenas com valores astronômicos sua loja vá crescer ou dar certo. Isso porque, sem planejamento, não importa o quanto de dinheiro seja investido: a loja não vai ter sucesso.

Como criar um E-commerce do Zero

Assim como em qualquer outro negócio, vender online exige capacitação, planejamento e conhecimento.

É necessário entender que, por mais que criar um E-commerce do zero seja uma tarefa menos burocrática do que criar um negócio físico, ainda exige que sejam seguidos passos essenciais.

E para te ajudar nessa jornada, selecionamos os 2 principais passos para criar um E-commerce do zero:

1- Traçar objetivos e metas

Para dar o start no seu E-commerce, é preciso estabelecer metas e prazos de execução. Dessa forma, além de mensurar o crescimento de sua empresa, fica muito mais fácil não deixar de lado a construção do seu negócio.

Por isso, estabeleça uma meta de 7 dias para construir toda a estrutura do E-commerce. Esse é o tempo necessário para botar em prática todos os passos a seguir.

2- Construa um plano de ação

plano de ação é um documento em que sistematizamos a lista de ações a serem executadas para o alcance de determinado objetivo. Nos negócios, ele significa toda a programação estratégica da sua empresa.

Com ele, é preciso que você tenha como meta fazer 30 vendas por mês, vendendo um produto por dia.

Assim, você valida o seu negócio. A validação é nada mais e nada menos do que vender regularmente e provar que o seu produto possui potencial de venda.

Com um negócio validado, você precisa cuidar da parte estrutural, construindo canais de audiência, estrutura de vendas, envios, atendimento e lidando com questões legais da empresa.

Para isso, é preciso seguir esse passo:

Responder três perguntas:

  • O que você vai vender? Liste 5 produtos para começar seu negócio.
  • Para quem você vai vender? Especifique o seu cliente ideal, mapeando-o e entendendo seus comportamentos.
  • Quem vai te fornecer esses produtos? É preciso definir quem vai fornecer seus produtos, listando todos os canais, pessoas e empresas que vão vender para você sua mercadoria.

Estrutura Legal

O seu negócio precisa estar regulamentado para não ter complicações maiores no futuro. Por isso, você vai precisar de um CNPJ e cadastrar legalmente a sua empresa.

Abrir um MEI é a forma mais indicada para começar. Todo processo é feito online, você arca com menos impostos e consegue gerar nota fiscal para os seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thank you for your upload

Abrir Chat
Fale Agora Mesmo Com nossa Consultora
Kontas Contabilidade
Olá, já viu nossos benefícios especiais desse mês?

Abertura de Empresa 100% Gratuita